Advocacia Geral da União Prevê Concurso Para Advogados

Já tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ) o projeto de lei que cria vagas para cargos na Advocacia Geral da União (AGU). Luís Inácio Adams, Advogado-Geral da União, informou ter assinado os editais de liberação para 138 vagas, sendo 68 para Advogado e 70 para Procurador da Fazenda Nacional.

Poderão surgir mais vagas para os concursos da AGU

No caso dos advogados além das oportunidades imediatas, há expectativa de que outras 560 vagas sejam disponibilizadas em breve. A proposta do Poder Executivo Federal, já foi submetida e aprovada nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação e corre em caráter de prioridade.

Adams disse ainda que a petição conta com aval da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e que os concursos para Advocacia Geral da União terão edital publicado ainda neste ano de 2011.O objetivo da seleção é o preenchimento das vagas deixadas pela aposentadoria dos servidores e outras vagas abertas nos últimos anos. Atualmente os cargos tem salário inicial de R$ 14.970,00 e no final da carreira chegam a R$ 19.451,00.

Os concorrentes ao concurso da AGU devem obedecer a certos pré-requisitos

Nos termos do art. 131 da Constituição, “a Advocacia Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.”

Os advogados da União devem ser Bacharéis em Direito, terem sido aprovados na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e terem dois anos de práticas jurídicas. Podem atuar tanto dentro dos órgãos e entidades da Administração direta, como por exemplo, nos Ministérios, ou indireta como nas Empresas Públicas.

Os últimos concursos realizados na casa foram em 2008, para Advogado e em 2007 para Procurador da Fazenda. Neste último, inclusive ainda restam nomeações a serem feitas.

As carreiras da Advocacia Geral da União são bastante disputadas

Ambas as carreiras da Advocacia Geral da União são bastante concorridas, tanto pela retribuição salarial quanto pelo prestígio que confere aos seus ocupantes. Por isso, quem desejar participar da disputa deverá iniciar sua preparação cedo, mesmo antes da divulgação do edital, pois, geralmente são certames exigentes em termos de cobrança dos conteúdos dos seus testes.

É preciso organização, tempo e dedicação para alcançar as metas estabelecidas pelo concurso para aprovação.

A Loja Até Passar oferece uma ferramenta muito útil à sua preparação: O curso online Preparatório Advocacia Geral da União – AGU – Atualizado – Advogado. São 357 aulas com carga horária: 205:07:30 + Apostilas em PDF para download, conteúdo programático apresentado de forma didática e dinâmica, por professores gabaritados.

Venha ver uma demonstração e conhecer os detalhes dos conteúdos das disciplinas que compõem o curso clicando na figura acima.

Bons Estudos e Até Passar!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com (*).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

©2014 AtéPassar.com. Todos os direitos reservados. CPNJ: 13.283.895/0001-99