Como Estabelecer Metas e Priorizar Objetivos

Quem tem seus objetivos claros e bem definidos sabe exatamente onde quer chegar e cada passo que está dando na direção certa

Metas e objetivos com data marcada atépassar

Você está indo atrás de muitos objetivos diferentes neste momento? Você tem uma longa lista de projetos nos quais raramente você faz qualquer progresso? Não existe nenhum número “perfeito” de metas a se perseguir. Porém, geralmente, quanto menos objetivos você estabelece a cada vez, maiores suas chances de sucesso com cada um.

Duas abordagens para estabelecimento de metas

Imagine duas pessoas, Alice e Pedro. Eles são um casal, têm dois filhos, e ambos têm seus empregos. Alice tem uma grande meta: correr uma maratona no prazo de um ano.Toda noite, ela sai para uma corrida de curta distância; aos sábados, ela treina na parte da manhã, enquanto seu marido Pedro cuida dos filhos (eles trocam na parte da tarde). Depois de um ano, ela corre maratonas e consegue fazer um tempo muito respeitável. Ela também levanta fundos para a caridade com patrocínio.

Pedro tem cinco grandes metas: Ele quer 1) escrever um romance, 2) perder peso 3), decorar o quarto de hóspedes 4) falar bem em público e 5) mudar de carreira. Depois de trabalhar nessas metas por um ano, ele escreveu dois capítulos de seu romance, ganhou cinco quilos, descascou o papel de parede no quarto, participou numa reunião do grupo para praticar e desenvolver as habilidades de comunicação, e passou muito tempo sonhando com sua nova carreira em potencial.

Alice termina o ano feliz e realizada; Pedro termina frustrado consigo mesmo. Todo mês de janeiro, ele resolve trabalhar mais e ser mais focado – e dura alguns dias. Mas o entusiasmo dele parece nunca acompanhar qualquer um de seus objetivos.

Sua vez: Anote todas as metas que você tem em sua mente agora. Podem ser coisas que você recentemente fez progresso ativo na direção de realizar ou coisas que você vive falando em fazer, mas que nunca chega nem perto de começar.

Selecionando seus objetivos

Se sua vida parece mais com a de Pedro do que com a de Alice, você precisa reduzir a sua lista de objetivos. Isso não significa que você precisa escolher apenas um único objetivo. Mas, você precisa ter certeza de que seus objetivos são compatíveis.

O problema de Pedro é que ele tem cinco grandes metas que levam tempo e despendem energia. Se ele está escrevendo seu livro, ele não vai decorar o quarto de hóspedes; se ele está em uma reunião do grupo de fala em público, ele não está se exercitando para perder peso.

Qual é o seu objetivo mais importante? Se você só pudesse alcançar um este ano, qual seria?

Para Pedro, esse objetivo é a mudança de carreira. Seu dia de trabalho é chato, e não muito bem pago. Ele sabe que tem as habilidades para fazer algo melhor, mas ele não se sente muito confiante.

Uma vez que você sabe qual é seu objetivo mais importante, você pode ver se algum dos seus outros objetivos estão apoiando ele. As metas de Pedro para “perder peso” e ” falar bem em público” irão tanto ajudá-lo a ganhar confiança quanto ajudá-lo a causar uma boa impressão em entrevistas para emprego.

Perder peso não ocupa muito do tempo extra: significa principalmente fazer escolhas alimentares diferentes. E enquanto se prepara para palestras e participação em reuniões dos grupos de fala em público, não perde tempo, ele pode estabelecer contatos profissionais úteis nestas reuniões. Pedro decide que seu romance pode esperar até que ele faça a mudança na carreira. Assim, pode decorar o quarto de hóspedes com tranquilidade.

Sua vez: Olhe para a sua lista de objetivos. Qual é o mais importante para você? Algum de seus outros objetivos apoiam este?

Cumprindo suas metas

Os objetivos que você cortou da sua lista, você não irá abandonar para sempre: são apenas aqueles que você não está trabalhando no momento. Você pode iniciá-los novamente em breve, uma vez que você tenha concluído o seu objetivo atual.

Adquira o hábito de concluir um objetivo antes de iniciar o seguinte: você vai progredir muito mais rápido dessa forma. Além disso, você pode tornar-se mais motivado para trabalhar arduamente no seu objetivo atual, para que possa investir em algo novo.

Você pode querer manter um registro dos progressos realizados a cada mês, e os objetivos alcançados a cada ano. Ajuste os prazos para se adequar ao seu próprio rítmo: alguns objetivos obviamente, demoram mais que outros. Esta é uma ótima maneira de manter-se motivado, e para conferir até onde você chegou.

Sua vez: Este mês, sente-se todos os sábados e escreva o que você fez para seu objetivo durante a semana anterior.

Se você gostaria de compartilhar seus objetivos atuais com a gente, ou se você tem alguma dica sobre o estabelecimento de metas e realização objetivos, basta colocar em um comentário abaixo!

Saiba Mais

Bons Estudos e AtéPassar!

Comentários

  1. Daiany disse:

    Adoro receber essas mensagens de vocês, sempre chaga na hora que mais preciso. Engraçado que tudo o que foi dito tenho feito, no início do ano pedi demissão do trabalho e estou focando só em concursos, em especial e UNICAMENTE em bancos. Começando de vagar, até chegar no objetivo principal BCB. Estudo 12h diárias, 8 horas de sono sagrado e, 4horas de lazer (caminhas com meu cachorro e ver o globonew das 14h e das 22h), a única hora que vejo TV é essa, jornais de qualidade. Sei que crescer DOI, mais creio que mais longe eu estive, agora é questão de tempo e dedicação. Obrigado pelas belas palavras de motivação que sempre recebo em meu e-mail.

  2. André S. disse:

    Olá, eu diria que meus objetivos são poucos no momento. Pra falar a verdade meu objetivo é apenas um: passar e ser finalmente nomeado em um bom concurso público. Formei em Administração no final do ano passado e já prestava concursos de nível médio há mais ou menos 2 anos. Recentemente obtive um resultado que considero ser o melhor que consegui até hoje: ser classificado em 12º no concurso do INSS (estou rezando e torcendo de todas as formas possíveis para me chamarem, já que vão abrir novas agencias). No momento tenho 25 anos, não trabalho e meu foco é apenas concursos. Tenho muito peso na consciência de ter esse “benefício” de poder me focar nos estudos. Agradeço muito por ter essa oportunidade (mesmo não tendo dinheiro pra sair nem ter uma vida social “normal”), mas me sinto péssimo quando chego em algum lugar e me perguntam qual é minha profissão e tenho de dizer que ainda sou estudante. Isso anda me afetando bastante, juntamente com a demora da aprovação/nomeação em um concurso. Sempre acreditei que tenho que focar meus objetivos, assim como diz o texto, por isso optei por aceitar essa vida de ser apenas estudante. Mas ter força e coragem para seguir em frente é o maior peso que encontro, além da cobrança que antes vinham dos meus pais e agora provem totalmente de mim mesmo.

  3. José disse:

    Muito bom! Fundamental para quem quer se preparar para um concurso, por exemplo.É o meu caso.

  4. Glaucia disse:

    Gostei muito do texto. Obrigada e parabéns.

  5. Nayara Lima disse:

    Adorei o texto. Realmente estava como o Pedro. E muito bom perceber quais objetivos me auxiliam e qual podem esperar mais. Valeu pela dica.

  6. Léo disse:

    meus objetivos principais nos próximos dois anos são terminar a faculdade e passar num concurso de nível superior ,
    no decorrer do tempo estabeleço metas de curto prazo como fechar direito constitucional e direito administrativo e português que são pré requesitos na maioria dos concursos. Tive que deixar a marcenaria hobby de lado ,mas retomarei assim que concluir os objetivos acima .
    abrço a todos .
    ” O universo conspira a favor de quem procura realizar sua lenda pessoal”

  7. Giselle disse:

    Objetivos? vários…e sempre a mesma frustração que Pedro:começo e desanimo, perco o foco, aparece prioridades, eis a principal barreira a ser enfrentada por aki! A mudança/conquista de um novo emprego fará com que meus outros objetivos não tenham tanta pressa… Eis o principal! E q Papai do Céu me dê forças para conseguir alcançá-lo!

  8. Crenilson Azevedo disse:

    Bom dia!
    Gostei muito do texto, e sou como pedro e gostaria que me ajuda-se reveter esse quadro pois estudei pra seap do rj mas não fiz a prova,nao adiantou nada mas vou tentar o depen é mas difícil mas vou conseguir se Deus quizer ok.

    Muito obrigado!

  9. Ana Cristina disse:

    Excelente artigo. Claro, objetivo e elucidador. Tenho certeza que irá auxiliar a muitas pessoas assim como me auxiliou. Obrigada.

  10. Thaís de Oliveira disse:

    Tenho dois grandes objetivos:Passar no concurso para Auditor Fiscal e aumentar meus rendimentos no consultório,pois sou profissional liberal e não posso abandonar meus pacientes.Não posso descuidar de nenhum dos dois!Mas gostaria de ter mais tempo para estudar!

  11. fernanda disse:

    nossa adorei a dica estava precisando deste conselho.

  12. Débora Vilela disse:

    Meus grandes objetivos no momento: aumentar minha renda, conseguindo uma promoção na Caixa, onde sou empregada concursada atualmente ou passando em outro concurso, de nível superior, que tenha melhor remuneração. Meus outros objetivos estão atrelados: emagrecer 5kg e correr uma meia maratona até o fim do ano.

    Com disciplina e muita determinação eu vou conseguir. Basta me focar nesses objetivos e, literalmente, correr atrás.

  13. Elizabete disse:

    Com esse texto eu irei me organizar e traçando as metas para esse ano conquistar. Espero divulgar o êxito aqui.

  14. Roberta G. disse:

    Metas + Foco e Disciplina!! Se serve de consolo ao nosso amigo Andre S. passei pela mesma situação. Ele está com 25, mas eu tinha 39! Deixei o emprego:a empresa faliu! e, de repente, ao me ver desempregada voltei a ser *estudante* e receber *mesada*!! Que situação! Mas depois de 8 longos anos de dedicação aos estudo, colecionando inicialmente reprovações e, posteriormente, aprovações … finalmente fui classificada… e meu dia chegou!! Por isso eu incentivo outros concurseiros: se eu, que nao sou superdotada consegui, você que se dedica e estuda também conseguirá! Abs e boa sorte a todos!!

  15. Ana disse:

    ola, pouco atrasada na leitura, mas serviu para me motivar! Estou estudando com vcs quase 2 anos. Nesse tempo, dei algumas cabeçadas, perdi recursos, fiquei doente e por vezes desanimei, mas nunca perdi o foco. Estudar até passar continua sendo meu objetivo principal mesmo que os desafios da vida me testem a todo instante lembro sempre de textos como esse que me enchem de energia. VQV nessa luta, só mais um pouquinho para a aprovação \o/

  16. Ana disse:

    Não podemos esquecer que nossas historias são parecida e nosso objetivo é um só. Estamos juntos nessa e cada um tem a sua hora certa assim como a Roberta. Abs

  17. Daniela disse:

    Metas são pequenos passos para um sonho. Se vc busca um sonho desenvolva bastantes metas alcançáveis. Assim, as pequenas metas sendo conquistadas te permitem uma satisfação maior consigo mesmo. É bom para auto-estima e para autoconfiança.

  18. suzana CURITIBA disse:

    gostei muito do testo bom meu objetivo é ter minha casa propria, faz 6 meses q trasei essa meta sou casada e não pago aluguei assim fica mais facil de economizar ja consegui guardar 5 mil e estou muito animada a ultima vez q decidi economizar foi para me casar consegui pagar minha festa praticamente sozinha foi muito satisfatorio bom agora a meta é maior kkkk. boa sorte para todos.

  19. Priscila disse:

    As vezes parece impossível, pensamos até mesmo em parar, mas lendo histórias como está e tantos depoimentos, sentimos que não estamos só e que no final TUDO valerá a pena! Obrigada ATÉ PASSAR!

  20. Geisa Noronha disse:

    Gostei muito do texto. Vou tentar seguir essas dicas!

  21. Graça Rios disse:

    Em primeiro lugar, preciso de equilíbrio para concentrar-me e organizar as metas, e concretizá-las: estabilidade financeira e profissional. Todos nós passamos por percalços, e comigo não foi diferente, e estou tentando superar todos eles buscando força de vontade, muito equilíbrio, independência, pois separei-me e fui morar na casa da minha mãe,e a mesma não quer me liberar. Lá têm várias pessoas com perfis diversos, então a primeira iniciativa é voltar pra minha casa, que está fechada a um ano e seguir em frente. Passei no concurso da EBC em setembro/2011 para Revisor de Textos, e senti uma felicidade enorme, mas gostaria de estudar mais para outros concursos, e tenho que apressar-me pois já tenho 50 anos. Obrigada pela força, e desculpe-me o desabafo. Abraços.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com (*).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

©2014 AtéPassar.com. Todos os direitos reservados. CPNJ: 13.283.895/0001-99