Dicas Para Responder Provas Subjetivas

Saber o que responder às perguntas subjetivas é meio caminho para a boa pontuação.

Alguns concursos públicos requerem provas com questões subjetivas. Muitas vezes, estas provas são entendidas como sinônimo de redação. Mas, não é tão simples. O candidato, quando for fazer a prova subjetiva tem que ler atentamente ao que está sendo pedido na questão para respondê-la a contento.

Um candidato escreve três parágrafos em resposta a uma pergunta de desenvolvimento. Todas as informações são verdadeiras, mas ainda assim, recebe zero. A razão: não respondeu à pergunta. Às vezes os candidatos pensam que o avaliador vai ver que ele escreveu “um monte” e ele será automaticamente recompensado. Outras vezes isso acontece porque ele não leu a questão com cuidado.

Por exemplo, digamos que seja a pergunta: “Que efeito teve a instituição da escravidão sobre as esposas dos senhores de escravos?” Um concurseiro desatento pode responder com informações sobre o efeito da escravidão sobre as escravas. Não importa o quão brilhante seja a sua resposta, ele não irá ganhar nenhum ponto. A pergunta não iria ser respondida.

Então, o AtéPassar selecionou alguns termos de perguntas comuns em prova e o “que elas querem saber”. Quando no enunciado, vierem os termos destacados, veja o que se espera na resposta:

Compare:
Examine as qualidades ou características, para descobrir semelhanças. ”Compare” é normalmente referida como “comparar com”: devemos destacar as semelhanças, embora as diferenças possam ser mencionadas. Ex: Compare a composição química da água doce com a da água do mar
Contraste:
Destacar diferenças, ou dessemelhanças das coisas, qualidades, eventos ou problemas. Ex. Faça o contraste entre a Poesia de Manuel Bandeira e a de Vinícius de Moraes.
Criticar:
Explorar os pontos positivos e os pontos negativos relacionados a um assunto específico Ex. Criticar o argumento sobre a descriminalização da maconha. O que existem de inconsistências? Quais são os pontos positivos do argumento?
Definir:
Dar significado do sujeito. Ser objetivo. Você deve ter em mente a classe a qual pertence uma coisa e o que o diferencia especificamente de todos os outros da mesma espécie. Ex. Defina Respiração Branquial
Descrever:
Em uma resposta descritiva você deve relatar, descrever, esboçar ou relacionar em forma narrativa. Ex. Descreva a teoria pedagógica de Jean Piaget
Diagrama:
Para uma questão que especifica um diagrama, devemos apresentar um desenho gráfico, plano, fazer representação gráfica na resposta. Geralmente espera-se rotular o diagrama e, em alguns casos acrescentar uma breve explicação ou descrição. Ex. Fazer um diagrama dos cargos da empresa tal com suas relações de hierarquia.
Discutir:
O termo discutir, que aparece muitas vezes em questões dissertativas, direciona para examinar, analisar com cuidado, e apresentar considerações prós e contras em relação aos problemas ou itens envolvidos. Este tipo de pergunta requer uma resposta completa e implicava. Ex. Discutir os efeitos dos avanços tecnológicos na vida moderna.
Enumerar:
A enumerar palavra especifica uma forma de lista ou esquema de resposta. Em tais questões, você deve contar, um a um, em forma concisa, os pontos necessários. Ex. Enumerar as razões da insatisfação popular com o sistema de público de saúde.
Avaliar:
Em uma questão deste tipo deve-se apresentar uma avaliação cuidadosa do problema enfatizando vantagens e limitações. Ex. Avaliar o Programa Fome Zero. Funciona? Fornecer evidências para apoiar a sua resposta.
Explicar ou Interpretar:
Traduzir, exemplificar, resolver ou comentar sobre o assunto e, geralmente, dar a sua opinião ou reação ao problema. O objetivo é deixar claras as condições que dão origem a tudo o que você está examinando. Ex Explique o processo de extradição de criminosos políticos estrangeiros.
Ilustrar:
Uma pergunta que lhe pede para ilustrar normalmente exige que você apresente uma figura, imagem, diagrama ou exemplo concreto para explicar ou esclarecer sua resposta . Ex. Ilustre o ciclo de vida do Aedes aegypti.
Justificar:
Quando você é instruído para justificar a sua resposta, você deve provar ou mostrar os motivos das decisões. Em tais respostas, as provas devem ser apresentadas de forma convincente. Ex. Justifique sua resposta quanto à legalização do aborto.
Lista:
A lista é semelhante à enumeração. Está prevista para tais questões para apresentar uma série detalhada ou tabulação. Tais respostas devem ser sempre dadas de forma concisa. Ex. Liste os principais temas abordados pelo documento Eco Rio 92.
Esboço:
Construir um esquema organizado de descrição. Você deve dar os pontos principais e fornecer material complementar essencial, omitindo detalhes menores, e apresentar as informações em um arranjo sistemático ou classificação. Ex. Esboce os acontecimentos que culminaram com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.
Prove:
Uma pergunta que requer prova é a que pede confirmação ou verificação. Em tais argumentos, devemos estabelecer algo com certeza, através da avaliação e citando evidências experimentais ou por raciocínio lógico. Ex. Comprove a discrepância da ocupação espacial de terras entre as regiões brasileiras.
Relate:
Em uma pergunta que lhe pede para mostrar o relacionamento ou se relacionar, sua resposta deve enfatizar as conexões e associações de forma descritiva. Ex. Relate o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor.
Comentário:
Uma revisão específica, um exame crítico. Você deve analisar e comentar brevemente em sequência organizada, os pontos principais do problema. Ex. Comente o julgamento do mensalão.

Trace:Quando uma pergunta pede que você trace um curso de eventos, você deve dar uma descrição do progresso, sequência histórica, ou de desenvolvimento do ponto de origem. Tais narrativas podem chamar para sondagem ou dedução. Descrevem como o assunto foi alterado ou desenvolvido ao longo do tempo. Ex. Traçar o perfil do desempenho dos esportes olímpicos no Brasil nos últimos 30 anos.

Resumindo:
Quando você for solicitado para resumir ou apresentar um resumo, você deve dar, de forma condensada, os principais pontos ou fatos. Todos os detalhes, ilustrações e elaboração devem ser omitidos. Ex. Faça um Resumo da Lei lei número 11.340 conhecida como lei “Maria da Penha” .

Bem, dedicação, estudo e prática são os pontos–chave para um bom desempenho nas provas subjetivas.

Bons Estudos e AtéPassar!

Categorias: como estudar

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com (*).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

©2014 AtéPassar.com. Todos os direitos reservados. CPNJ: 13.283.895/0001-99