Estratégia de Estudo: Conheça as Técnicas mais Eficientes!

Desenvolva a melhor estratégia de estudo através das técnicas de aprendizagem mais eficientes!

Olá Concurseiros! Muitos de vocês já devem ter lido muitos artigos sobre estratégias e técnicas de estudo, não é verdade? A maioria continuou com as mesmas dúvidas, ou até mesmo saíram desesperados tentando alguma aplicabilidade em seus métodos de estudo e infelizmente obtiveram pouco, ou nenhum resultado. Hoje, dedicamos um post especialmente para vocês que desejam saber como desenvolver a melhor estratégia de estudo.

Estratégia e Técnicas de Estudo

Mas, o que seria uma estratégia de estudo? Nós entendemos que os métodos adotados para se alcançar um objetivo de forma eficiente para o seu cérebro, durante o aprendizado, são estratégias de estudo. Estas, através de técnicas apropriadas capacitam o estudante a absorver o conhecimento em tempo hábil para obtenção de resultados satisfatórios em provas, vestibulares ou concursos públicos.

Mas afinal, qual a melhor estratégia de Estudo? Para responder a essa pergunta, precisamos entender como se dá o processo de aprendizagem e as técnicas eficientes. Não basta apenas a ideia de ficar horas estudando um mesmo capítulo e lembrar-se do conteúdo apenas no mesmo dia, ou tão somente por alguns dias.

A ciência cognitiva traz resultados de pesquisas juntamente com a psicologia educacional e a neurobiologia, onde o processo de fixação de um conteúdo é muito mais complexo do que a ideia que temos sobre os métodos de estudos e memorização. Ou seja, horas de leitura em cima de um livro, ou escrever resumos e duzentos tópicos sobre um mesmo assunto, não caracteriza um estudo eficiente.

Então, faça agora suas anotações, que vamos oferecer algumas dicas extremamente importantes para você desenvolver a melhor estratégia de estudo através das técnicas mais eficientes:

Destacar Figuras: As figuras proporcionam uma eficácia de aprendizado muito superior do que apenas a leitura de palavras. E garantem até 89% de melhoria na lembrança e transferência de conhecimento, ou seja, elas se transformam em conhecimento de longo prazo, diferente dos textos que em sua maioria são armazenados na memória de curto prazo.

Colocar Palavras e Figuras Juntas: Utilizar palavras dentro, ou perto das figuras associadas, em vez de colocar embaixo ou em outro local da página, garante duas vezes mais capacitação para resolução de exercícios referentes àquele conteúdo. Relacionar palavras às figuras garante ao cérebro estímulos visuais, além da associação mais eficiente do conhecimento relacionado àquele assunto.

Utilize Repetições: Dizer a mesma coisa de diversas formas e através de maneiras diferentes pode garantir a codificação desse conteúdo em mais de uma parte do cérebro. Então utilize esta técnica para gravar o que deseja da forma mais fácil, que é a repetição. Porque a repetição possibilita fixar o conteúdo em várias áreas diferentes do cérebro. E com esses métodos de repetição o assunto estudado fica de fácil reconhecimento. O cérebro pode memorizar facilmente através da repetição. Então use metodologias de repetição, entenderam por que utilizar a repetição?

Reforce com Emoções: A recordação depende da disposição emocional de cada um. O cérebro foi programado para associar emoções aos fatos, isso se deve à bioquímica dessas emoções. Desta forma você pode utilizar essas emoções para aumentar a probabilidade de memorização daquele conteúdo.

Utilize um Estilo Pessoal: Tipo assim, é só você usar um estilo coloquial como se fosse uma conversa, pra você entender melhor o assunto. O cérebro é igual vizinho fofoqueiro ouvindo conversa alheia, ele dá mais atenção ao assunto quando ele percebe que trata de uma conversa mais interessante. E quando você trabalha um estilo personalizado, ele automaticamente presta mais atenção àquele conteúdo. Faz sentido, não é mesmo?

Com essas técnicas, você conseguirá adaptar seus métodos e traçar a melhor estratégia de estudo. Mas antes, faça uma avaliação de desempenho com cada uma delas e descubra qual é a mais eficiente para você.Você pode estudar diferentes temas variando as técnicas de estudos, ou associando duas ou mais técnicas e analisando os resultados através de resoluções de exercícios ou até mesmo simulados.

Lembre-se que cada concurseiro se adapta melhor a um tipo de técnica, isso se dá às diferentes formas de associação cognitiva de cada indivíduo. Mas, o importante é que você descubra qual é a técnica que te proporcionará o melhor resultado. Com a faca e o queijo não mão, só depende de você desenvolver a melhor estratégia de estudo e garantir sua vaga.

Faça um Teste

Observe a figura abaixo por alguns instantes:

Agora, faça a leitura de outro texto do Blog para se concentrar em outro assunto, ao finalizar faça uma listagem das imagens e textos que estão nessa figura. O que você lembrou primeiro?

Categorias: como estudar / Dicas

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com (*).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

©2014 AtéPassar.com. Todos os direitos reservados. CPNJ: 13.283.895/0001-99